Você sabia que o câncer de próstata é o 2º câncer que mais causa a morte de homens? Pela importância da prevenção da doença, surgiu a campanha do Novembro Azul, que conscientiza e atualiza a população masculina de todo o mundo.
Ao Café com Blink desta terça-feira (06), Dr. Jamal Salém, urologista, explicou o que é a próstata e quais suas alterações conforme os homens ficam mais velhos.
A importância do exame anual a partir dos 40 anos
O médico destaca: “a partir dos 40 anos, os homens tem que começar a fazer o exame (de próstata) anualmente. Mesmo que não sintam nada”. Além disso, homens de todas faixas etárias precisam ficar atentos à sintomas de inflamação da próstata, como dores ao urinar, excesso de idas ao banheiro, ardência, sangue na urina; e problemas relacionados à infertilidade e ejaculação precoce.
O “fator machismo”
Para o urologista, “o fator machismo afasta o homem do consultório do urologista”. Ele explica que o exame de toque ainda é o melhor e mais recomendado, mas destaca que existem outros exames que podem ser feitos antes do exame de toque, como o de sangue e o ultrassom.
Centro de Referência à Saúde do Homem em Campo Grande (MS)
Campo Grande (MS) possuí um posto de saúde específico da saúde do homem (ao lado da UPA Coronel Antonino). O Centro de Referência à Saúde do Homem Dr. Etienne de Albuquerque Palhano fica na Rua Uruguaiana, Monte Castelo. A recomendação do Dr. Jamal Salém é de que os homens busquem, antes, por Unidades Básicas de Saúde para que, em seguida, sejam encaminhados ao Centro.
Ouça a entrevista completa: