Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Amazônia e Cerrado concentram 95% da área queimada no Brasil

Segundo dados da plataforma de monitoramento “O Monitor do Fogo”, uma área do tamanho do estado do Acre foi queimada no país. 16,3 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo em 2022. 95% desse total sendo concentrados na Amazônia e no Cerrado.

A iniciativa da MapBiomas Fogo em parceria com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), O Monitor do Fogo é o mapeamento mensal de cicatrizes de fogo para o Brasil, atualizado mensalmente partir de 2019. A plataforma revela quase que em tempo real a localização e extensão das áreas queimadas, facilitando a contabilidade da destruição causada pelo fogo.

A área queimada de florestas registrou alta de 93% em relação a 2021, com 85% dos incêndios florestais em 2022 sendo na Amazônia. 70% da área atingida pelo fogo estava coberta por vegetação nativa. A área total queimada no país em 2022 foi 14% maior do que em 2021 (2 milhões de hectares a mais).

O estado do Pará foi o que mais queimou na Amazônia em 2022, com 2,9 milhões de hectares atingidos pelas queimadas. Enquanto os estados que mais queimaram no Cerrado de janeiro a dezembro foram Mato Grosso (3,6 milhões de hectares), seguido por Tocantins (2,3 milhões de hectares) e Maranhão (2 milhões de hectares).

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360