Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Arquiteto projeta cápsulas para reduzir falta de políticas habitacionais

O projeto de arquitetura sustentável traz novas possibilidades e visa acabar com a insegurança habitacional

Não é de hoje que a falta de moradia é um problema grave no país e que requer a atenção e esforços de toda a sociedade e das autoridades competentes para ser solucionado. Mesmo que  existam definições diferentes de pessoas sem-teto ou sem moradia, esse é um problema mundial. 

Pensando em possíveis soluções para esse problema, o arquiteto Shail Patel criou um projeto de arquitetura sustentável utilizando IA para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a encontrar um espaço para ficar durante a noite ou até mesmo se tornar um local permanente com o qual possam contar.

Com a ferramenta de design de Inteligência Artificial (IA) Midjourney, Patel criou uma série de cápsulas modulares. Casulos que funcionem como espaços de convivência autônomos que proporcionarão aos cidadãos um abrigo confortável durante todo o ano.

O plano de Shail é dar vida e utilizar espaços urbanos, particularmente as áreas sob pontes, que de outra forma são ignoradas e esquecidas, para construir um espaço seguro, limpo e aconchegante para a população de rua. 

As cápsulas contarão com sistemas de aquecimento e resfriamento, ventilação e luz natural, e serão construídas com materiais ecológicos. 

Os módulos foram projetados para serem de fácil e rápida construção e montagem, permitindo que o projeto possa ser expandido conforme a demanda.

Além disse, parte da ideia do arquiteto é que funcionários como assistentes sociais e profissionais de saúde que possam fornecer aconselhamento, treinamento profissional e assistência médica para reabilitação para as pessoas designadas para as cápsulas.

Shail Patel espera que essas cápsulas sejam introduzidas em cidades e comunidades em todo o mundo, fornecendo uma solução engenhosa e inovadora para o atual ciclo de pobreza e arquitetura hostil. 

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360