Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Banho em gato? Saiba como higienizar o seu bichinho

O assunto é polêmico e gera muitas dúvidas nos tutores. Sabemos que esses animaizinhos não gostam de banho e na maioria das vezes são capazes de se auto limpar, mas em algumas situações um banho de verdade por ser necessário. Então confira dicas para dar banho de forma correta no seu bichano!

Preciso dar banho no meu gato?

Como gatos se limpam sozinhos, os banhos não precisam ser frequentes. A indicação é de 45 a 60 dias ou até mais caso o gatinho não esteja sujo.

Com quantos meses pode dar banho em gato?

Quando o ciclo vacinal do animal estiver completo, contando a antirrábica, que é a última, ou seja, por volta dos 4 meses de idade.

Banho em gatos filhotes:

Se a sujeira for mínima, uma toalha úmida é o suficiente! Caso a situação for mais crítica, dê banho em uma banheira de bebê, use água morna e um shampoo específico para o animal. Quanto à secagem, o vento e o barulho intensos dos secadores de cabelo podem ser muito assustadores para os pequeninos. Por isso, prefira dar banho em dias mais quentes, para que eles possam secar ao sol.

Banho em gatos adultos:

Alguns dias antes, apare as unhas do gato para diminuir as chances de ser arranhado. Se ele gostar de ser escovado, aproveite o momento para distraí-lo enquanto corta as unhas e, de quebra, tirar o excesso de pelos.

Aproveite um momento que o gato esteja mais cansado. Use uma banheira e não dê banho no chuveiro ou na pia. Pode incluir brinquedos na banheira vazia e ir enchendo de água aos poucos para que ele associe a banheira e a água a coisas boas. Feche as portas para ficar mais fácil de pegá-lo novamente caso ele fuja.

Se vista apropriadamente com luvas, mangas compridas e roupas velhas que possam ser acidentalmente rasgadas. Se possível, peça ajuda a alguém. Enquanto uma pessoa segura e controla o animal, a outra o lava; 

Comece o banho a partir do pescoço e siga em direção ao crescimento dos pelos. Tome cuidado com os olhos, ouvidos, boca e nariz. Coloque tampões de algodão nos ouvidos para evitar que caia água e cause desconforto (além de evitar otites). O rosto pode ser limpo com uma pano úmido.

Use uma toalha macia e seca para enxugar o gato. Gatos com pelos curtos podem ser secos apenas com toalhas, já os gatos com pelos longos precisam de cuidados para evitar que os fios embolem.  Escove o bichano durante a secagem e, se ele for tranquilo, pode usar o secador de cabelo.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360