Baixe o App

Bioarquitetura: saiba o que é e a importância desse conceito

bioarquitetura é a arte da construção civil de proporcionar conforto, beleza e funcionalidade às construções, de maneira integrada e harmoniosa ao ecossistema, aproveitado as características climáticas de cada região e buscando reduzir o consumo energético com a climatização artificial, além de priorizar materiais naturais produzidos regionalmente.

A bioarquitetura tem o objetivo de diminuir a exploração dos recursos naturais do planeta e de adotar práticas mais sustentáveis, com a criação de sistemas cíclicos e não poluentes de saneamento, com aproveitamento local dos descartes para irrigação, adubação e produção vegetal.

Os projetos são pensados para serem autossustentáveis. Desta forma adotando sistemas de iluminação e ventilação natural que contribuem para dispensar ou diminuir a necessidade de energia elétrica.

Sistema de ventilação natural

Além de renovar constantemente o ar que circula dentro do edifício, a ventilação natural torna o ambiente interno mais salubre e confortável, além de contribuem para a minimização dos gastos energéticos. Isso porque torna dispensável o uso de ar condicionado ou ventiladores.

Ventilação cruzada

A ventilação natural cruzada ocorre quando as aberturas, janelas ou portas de um edifício são dispostas em paredes opostas ou adjacentes, permitindo a circulação constante do ar. Para a realização desse projeto, é necessário que seja avaliada a direção, velocidade e frequência do vento.

Sistema de luz natural

O sistema de luz natural implementado em projetos de bioarquitetura traz imensuráveis benefícios. Para utilizar a luz natural, é necessário avaliar a localização do terreno. Bem como a posição do sol ao nascer e ao se pôr. Além disso, deve-se analisar também o melhor aproveitamento da luz natural nos cômodos.

A iluminação natural não só é fonte de vitamina D e proporciona vários benefícios à saúde, como também provê conforto visual e economia de energia.

Telhas ecológicas recicladas

A fabricação de telhas ecológicas utilizadas em construções a partir de caixas de pasta de dente é um exemplo disso. Elas são mais leves, refletem 60% da luz solar, são mais resistentes à umidade e agentes químicos e são termoacústicas. Por isso, as telhas ecológicas são muito utilizadas nos projetos de bioarquitetura.

Custos da bioarquitetura

Algumas diretrizes da bioarquitetura podem aumentar os preços do projeto e outras reduzir o custo da obra. Por exemplo, um planejamento de conforto natural não precisa de nenhum investimento adicional, por já fazer parte do trabalho do arquiteto.

Projetar soluções que aproveitam a ventilação e iluminação naturais ainda traz como benefício uma significativa redução de gastos com equipamentos e consumo energético dos sistemas de climatização.

Por outro lado, as instalações prediais dos sistemas de autonomia em água e energia, como reservatórios, tubulações e equipamentos, tendem a aumentar o custo inicial da obra.

Quando se pensa em sustentabilidade, é preciso planejamento para médio e longo prazo. Assim, tem-se sistemas de menor consumo energético e menores custos ao longo de sua vida útil.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360