Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Blink Pet’s ensina: como cuidar do seu pássaro nesse calor

Nem os bichinhos escapam desse calor. Durante o verão as temperaturas não param de subir, e normalmente esquecemos de nos preocupar com os nossos pets que também sofrem nessa época. Um dos animais que mais são afetados com o calor em casa são as aves.

A médica-veterinária Ariane Parra é especializada em animais silvestres, conta como podemos sentir que um de nossos pássaros está passando calor: “É importante aferir a temperatura com termômetro comum ou com sensor. A avaliação da temperatura apenas tocando na ave é imprecisa, porque, como a temperatura da ave é maior que a nossa, pode parecer que ela está quente sem realmente estar.”

A ave vai alterar seu comportamento se estiver sofrendo com a temperatura. A principal mudança é em relação a sua respiração. “Ela fica ofegante, e ocorre a respiração de bico aberto. As aves também mantêm as asas distantes do corpo.”

Em épocas de calor extremo, como neste verão, há diversas medidas que os donos podem tomar para que o pássaro não passe calor. Ariane dá algumas sugestões: “sempre forneça água fresca, e deixe-as em local bem ventilado e sombreado. Também podemos oferecer água para banho, ou borrifar delicadamente água nelas”.

Também é possível usar ventiladores ou ar-condicionado, desde que alguns cuidados sejam tomados. “O ar-condicionado pode ser usado se a ventilação não for direta na ave, e se a temperatura permanecer entre 23 e 24ºC. O ventilador também, se o vento não for direto nela. Além disso, a ave deve estar presa na gaiola, para evitar acidentes – como a ave se assustar, voar e se chocar com a pá do ventilador.”

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360