Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Blink Pet’s explica: carvão ativado. Quais são os benefícios e precauções?

O carvão ativado é muito conhecido pela propriedade adsorvente. Por acidente ou ação de pessoas mal intencionadas, infelizmente, cachorros estão sujeitos a sofrer com envenenamento. Nessas horas, adotar medidas que reduzam a absorção das toxinas pode contribuir para evitar um quadro mais grave. É aí que entra o carvão ativado!

O carvão ativado realmente funciona em caso de envenenamento de cachorro? O médico-veterinário, Dr. Samuel Teófilo, explica que o carvão ativado para cachorro funciona. É uma substância porosa e absorvente, que provoca a adesão de outras moléculas à superfície.

Na prática, ao ser ingerido, o carvão ativado para cães envenenados se agarra a parte das toxinas e impede que elas sejam absorvidas pelo organismo.

Sempre que houver suspeita de envenenamento, o ideal é levar o pet para atendimento veterinário. No entanto, dependendo do horário e da oferta de serviços onde você vive, pode ser difícil encontrar uma clínica 24 horas.

Se isso acontecer, vale muito a pena usar o carvão ativado para envenenamento. “Em caso de envenenamento ou intoxicação, o carvão ativado tem maior eficácia se for administrado até uma hora depois da ingestão da substância”, explica o Dr. Samuel.

Sobre a forma de utilização, o profissional diz que, geralmente, em farmácias veterinárias, o carvão ativado para cachorro é vendido em sachês. “Ele deve ser diluído em água e administrado por via oral, com a ajuda de uma seringa”, esclarece.

Confira mais dicas no segmento Pet’s do Viva + com a veterinária Rayzza Perin:

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360