Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Brasil terá sua primeira ilha inclusiva para autistas

A Ilha do Mel, localizada no Paraná, contará com capacitação e treinamento dos funcionários de empreendimentos turísticos locais.

A iniciativa é um projeto social da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur). O objetivo é tornar a Ilha do Mel acessível para pessoas com autismo que desejam fazer turismo com atendimento exclusivo. A iniciativa tem apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias do Turismo (Setu) e do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), além da Prefeitura de Paranaguá, cidade à qual a Ilha pertence.

Autistas na Ilha

O projeto será dividido em duas fases. A primeira já está em andamento e oferece capacitação aos empreendimentos turísticos da Ilha. Assim, proprietários e funcionários de pousadas, restaurantes, mercados e barqueiros recebem orientação. A segunda fase será de acompanhamento e suporte.

A ideia surgiu a partir da tese de mestrado da turismóloga Dayanny Feitosa e teve o auxílio da Abitur, que escolheu a Ilha do Mel para fazer um piloto.

Cronograma

O cronograma do projeto está em andamento. Como parte da primeira fase, foi realizado o treinamento nas localidades de Encantadas e Brasília. Além disso, durante todo o mês de março, será prestada uma consultoria individualizada para as empresas participantes, até agora, já são mais de 70 estabelecimentos inscritos.

A capacitação técnica será totalmente feita pelas Organizações Não Governamentais ICO Project e Onda-Autismo, co-realizadoras do projeto.

O evento oficial de entrega do título de 1ª Ilha Turística Adaptada ao Autista no Brasil, acontece no dia 2 de abril, Dia Mundial do Autismo. No mesmo dia os estabelecimentos credenciados receberão o selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360