Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Cabeleireiro cria técnica sustentável de fazer descoloração usando folhas de bananeira

Além de sustentável as folhas ainda oferecem benefícios naturais aos cabelos

Josué de Castro, cabeleireiro nordestino, transfora folha de bananeiras em papel para descoloração capilar. Ele começou por curiosidade utilizando as folhas que eram jogadas fora por seu sogro que tem um bananal e acabou desenvolvendo a nova técnica.

Segundo Josué, além de não escorregar, a folha de bananeira não mancha a raiz e ainda evita a necessidade de reaplicação do produto para clarear.

Tudo começou apenas como uma brincadeira. “Eu estava apenas me divertindo. [..] sabia que ela aguentava [altas] temperaturas”. Em seus testes, o cearense viu como a planta era eficiente. O impacto ambiental fou uma de suas preocupações na hora de começar a planejar realmente utilizar o produto como um diferencial e agregar valor.

Ele começou a estudar as bananeiras e ver se realmente seria viável. Ele ainda explicou o ciclo de vida das bananeiras e como foi possível transformar as folhas em um produto sem agredir a natureza.

As bananeiras produzem fruto apenas uma vez em sua vida, após gerarem um cacho de banana elas param de produzir e devem ser cortadas, mas antes elas deixas suas desentendes. Cada bananeira dá origem á pelo menos 3 outras bananeiras nesse processo. A “planta mãe” precisava ser cortada pois ela atrapalha o crescimento das outras plantas.

Josué e o sogro desenvolveram uma produção que permitisse adquirir as folhas em grande escala. Em seu perfil, o cabeleireiro conta como faz para escolher a bananeira certa para cortar e pegar as folhas sem prejudicar a natureza.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360