Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Casa em favela brasileira vence concurso internacional de arquitetura

A casa de uma favela brasileira venceu o premio de “Building of the Year 2023” em um concurso internacional de Arquitetura do ArchDaily. A moradia que fica numa estrada de terra, em uma viela íngreme do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, foi uma das cinco finalistas da categoria e era considerada a favorita.

A Casa no Pomar do Cafezal, como é chamada, é do jovem Kdu dos Anjos e foi o único concorrente com impacto social. O projeto disputou o título com uma casa de vidro, perto de Berlim, idealizada para uma família pequena que recebe muitos convidados; uma casa-abrigo, construída por um casal de vietnamitas que pensavam na aposentadoria; uma casa em uma vila residencial numa área de clima desértico na Índia; e uma casa em terracota construída para uma família no México.

A casa foi feita dos mesmos materiais com que foram construídas as outras casas do gigantesco complexo de favelas. A fachada de tijolo e cimento não é pintada, as tubulações de água são externas, assim como as ligações elétricas, e suas janelas são de ferro, como as das casas vizinhas.

A propriedade tem uma área de 66 metros quadrados e dois níveis, fica sobre uma forte estrutura cujas fundações também ajudam a sustentar outras casas. Suas paredes foram construídas com tijolo vazado usado na horizontal, uma mudança sutil que virou a fachada de cabeça para baixo e trouxe benefícios adicionais.

O projeto foi dirigido e assinado pelos arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães, integrantes do Levante, coletivo de voluntariado em favelas que reúne diversos profissionais, como engenheiros, eletricistas, paisagistas e designers, além de estudantes. Iniciativa que compartilha o conhecimento e a experiência adquiridos com as pessoas das comunidades, cujos aprendizados têm sido essenciais para os responsáveis pelo projeto.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360