Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Como as guerras afetam o meio ambiente?

Ucrânia e Rússia, Israel e Hamas, esses e outros conflitos que ocorrem pelo mundo geram também consequências ambientais ao planeta Terra

Os conflitos armados, além de fazer milhares de vítimas também mata a natureza. Os impactos são tão grandes que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou um dia especial para conscientização do problema.

A poluição gerada pelos gases liberados e a falta de controle dos danos gerados são algumas das ameaças à biodiversidade. Outras delas são: queimadas; desmatamento de florestas; emissão de gases nocivos; contaminação de solos e águas; disseminação de materiais tóxicos ou radioativos.

(Foto: Dimitar Dilkoff/AFP)

Consequências ambientais em diferentes guerras no mundo

Guerra do Vietnã

Militares norte-americanos espalharam produtos químicos para acabar com a camuflagem de guerrilhas vietnamitas, destruindo florestas com um líquido que ficou conhecido como agente laranja. A substância fez estragos tão grandes que continua contaminando o solo do Vietnã, mesmo 50 anos depois.

Guerra do Afeganistão

O país sofreu desmatamento de quase 95% das florestas, o que resultou em frequentes desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, além de consequências para os âmbitos social e econômico.

Segunda Guerra Mundial

O fatídico evento das bombas nucleares sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki foi um dos mais fortes da Segunda Guerra e gerou consequências que perduram até hoje por meio da exposição às radiações. A radioatividade foi espalhada pelas águas das cidades e chegou a formar chuvas ácidas.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360