Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Conheça os perigos do frio para os pets

A temperatura baixou e a tendência é esfriar cada dia mais, afinal estamos se encaminhando para o inverno. Na época mais fria do ano, precisamos nos atentar com os bichinhos de estimação, pois se não cuidarmos eles podem acabar sofrendo muito.

Todos os pets estão em risco ao serem expostos ao clima frio, mas os com problemas crônicos, filhotes e idosos podem estar mais suscetíveis às doenças e precisam de um cuidado maior.

A gripe canina é passada pelo vírus altamente contagioso, H3N8, a gripe canina é transmitida somente entre os bichinhos e através de contato direto entre eles, por secreções respiratórios e acesso a objetos contaminados, como: brinquedos e vasilhas. Entre os sintomas estão: tosse, coriza, espirros e febre. Pacientes com a imunidade baixa, podem apresentar quadros de pneumonia.

Enquanto a rinotraqueite Viral Felina é uma doença respiratória com taxa de contágio super alta entre os felinos. A Rinotraqueíte é caracterizada por: espirros, perda de apetite, febre, inflamação nos olhos e casos de corrimentos oculares e nasais.

A doença é provocada pelo Herpesvírus Felino Tipo 1 e a transmissão se dá pelo contato com secreções nasais, lacrimais e saliva. Os principais sintomas são: rinite, conjuntivite, úlceras de córnea e na boca, secreção nasal, tosse, lesões com crostas no nariz e na face, salivação, depressão e febre.

Quer saber como cuidar de seus pets nesse frio? Confira o nosso programa Viva Mais as 9 da manhã nesta quarta-feira na Blink 102.

Os dados são do site Comvet.