Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Coração Amadeirado

Pesquisadores inventaram um novo hidrogel que pode ser usado para curar tecidos cardíacos danificados e melhorar os tratamentos contra o câncer.

A Dr.ᵃ Elisabeth Prince, da Universidade de Waterloo, juntamente com pesquisadores de outras universidades, desenvolveu um material sintético feito com nanocristais de celulose, derivados de madeira, que imita as estruturas dos tecidos humanos. Isso pode servir para testar drogas em organoides tumorais, versões em miniatura de tumores de pacientes individuais, potencialmente permitindo terapias personalizadas contra o câncer.

Esses materiais também são usados para criar hidrogéis que imitam tecidos humanos, promovendo o crescimento de pequenos tumores em laboratório. Eles estão sendo explorados para administrar medicamentos e regenerar tecidos, como o cardíaco após um ataque cardíaco.

O diferencial da pesquisa de Prince está no uso de materiais que imitam de perto os tecidos humanos, feitos com nanopartículas e polímeros. O próximo passo é criar géis condutores eletricamente, usando nanopartículas, para auxiliar na regeneração de tecidos cardíacos e musculares esqueléticos.

Fonte: Good News.