Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Cúpula da Amazônia: Confira os principais pontos do acordo firmado entre 8 países

Segundo especialistas ambientais texto final foi ‘superficial e frágil’

A Cúpula da Amazônia, reuniu presidentes e ministros de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9) em Belém, com o objetivo de fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e discutir soluções para a preservação da Amazônia.

A conferência firmou importantes compromissos assumidos pelos 8 países no documento “Declaração de Belém”. Alguns deles são:

  • Os países concordaram que é preciso evitar o ponto de não retorno da Amazônia (quando não se sustentaria sozinha, trazendo consequências desastrosas para todo o planeta);
  • Os presidentes acordaram em cobrar dos países desenvolvidos o pagamento de recursos para diminuir o impacto das mudanças climáticas;
  • Criação de diversas instâncias de fiscalização comum dentro da perspectiva de fortalecer a OTCA;
  • A necessidade de proteger os territórios indígenas e o respeito aos direitos humanos nas mais diversas formas na região.

Especialistas e entidades que acompanharam o tema destacaram que o texto final deixa de assumir metas comuns de desmatamento, além de não estabelecer medidas concretas para evitar o ponto de não retorno da Amazônia. Outra falha apontada é não vetar a exploração de petróleo na região.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360