Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Curativo inteligente ajuda a monitorar e cicatrizar feridas crônicas rapidamente

O dispositivo foi pensado principalmente para pacientes diabéticos que tem difícil cicatrização

Criado por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) o “curativo inteligente” monitora o que o corpo precisa e ajuda a cicatrizar feridas crônicas mais rapidamente. O curativo não é invasivo e pode ser monitorado à distância, se necessário.

O dispositivo é um protótipo de sistema bioeletrônico que irá monitorar o estado da ferida e fazer o tratamento dela a partir de métodos não invasivos. Ele possui uma placa de circuito flexível reutilizável e um adesivo descartável. Esse adesivo contém biossensores, eletrodos e hidrogéis com medicamentos que ficarão em contato com a ferida. Assim, os biossensores da ferramenta irão monitorar as características da ferida, como a temperatura, pH e níveis de glicose, ácido úrico e lactato.

O tratamento também pode ser feito a distância. O médico poderá analisar as condições da ferida do paciente e mandar que o aparelho faça o trabalho sozinho. Além disso, o curativo irá liberar anti-inflamatórios e medicamentos por si só. “Todos os sinais podem ser enviados sem fio de um computador ou celular”, disse o pesquisador Wei Gao, co-autor do estudo. 

Segundo os pesquisadores, o curativo custaria não mais do que “algumas dezenas de dólares”, e poderia durar de uma a duas semanas. Mas ainda será necessário mais trabalho, incluindo testes em humanos. A expectativa dos cientistas é que os dispositivos sejam usados em clínicas na próxima década.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360