Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Gatos sabem quando vão morrer?

A morte é um processo natural da vida. É claro que gostaríamos que nossos bichinhos ficassem com a gente para sempre mas inevitavelmente vamos passar pela perda de um gatinho.

Mas e quanto aos animais? Será que gatos realmente sabem quando vão morrer e por isso somem ou se isolam? Vamos tentar responder essa pergunta.

Ainda não é possível responder se o gato sabe quando vai morrer, já que nem nós mesmos sabemos o momento em que isso vai acontecer. Mas existe um processo de finitude, em que o bichano idoso fica mais devagar e dorme por mais tempo.

Por que os gatos morrem longe dos donos?

Para responder isso devemos analisar o contexto. O gato foi para a rua e nunca mais voltou? Nesse caso, será que ele saiu com essa intenção ou, por estar muito debilitado, não conseguiu voltar para casa e faleceu longe dos seus tutores?

Os gatos que são envenenados e voltam para casa. Seria por que sabiam que iam morrer e gostariam de estar com seus tutores ou para obter ajuda?

Em ambos os casos, o que podemos tirar de lição é que não devemos deixar o bichano ter acesso livre à rua, para que não sofra maus tratos ou fique sujeito a sofrer uma morte solitária.

Meu gato está se escondendo, quer dizer que ele vai morrer?

Os gatos, quando estão estressados ou doentes, podem procurar manter distância de outros animais da casa e de seus tutores. Isso não necessariamente significa que o gato sabe quando vai morrer, mas que ele precisa se recuperar ou ficar longe da fonte de estresse.

Eles são animais atávicos, e vão evitar demonstrar sinais de fragilidade. Portanto, quando demonstrarem algum sinal a enfermidade pode estar avançada. Ou seja, qualquer alteração comportamental merece atenção e investigação clínica.

Quais são os sinais de que meu gato está morrendo?

comportamento do gato quando vai morrer não é algo fácil de observar. O importante é sempre estar atento aos comportamentos que podem prejudicar a saúde do seu gato.

O gato idoso morrendo, ou mesmo jovem e doente, fica deitado o tempo todo. Além disso, suas frequências cardíaca e respiratória diminuem ou aumentam muito, e seu corpinho fica mais frio.

Ao identificar qualquer mudança nos hábitos e comportamentos que fogem do padrão, consulte um veterinário. Também é importante ficar atento às medidas de prevenção, a partir dos check ups periódicos.

O gato sabe quando o dono ou outro animal da casa vai morrer?

Para esta pergunta as informações são mais palpáveis. Acredita-se que alguns gatos são capazes de sentir quando alguém está morrendo, apesar do fato ainda não ser comprovado cientificamente.

Essa hipótese é possível devido aos inúmeros relatos de gatinhos que ficaram ao lado de seus tutores no dia de sua morte, e também com a história do gatinho Oscar, dos Estados Unidos.

Oscar vivia em um centro de acolhimento para idosos. Ele sabia quando os moradores desse centro iam morrer e ficava com eles ao pé de suas camas até que eles falecessem. Nenhum dos funcionários ou médicos desse centro sabia que aqueles pacientes estavam morrendo. Alguns desses pacientes nem mesmo eram os mais queridos do Oscar.

A respeito de outros animais, também existem muitos relatos de gatos que ficaram perto do outro animal que estava morrendo e de bichanos de hospitais veterinários que ficavam com os pacientes na mesma situação, confortando-os. Sendo assim, ainda não dá pra dizer se o gato sabe quando vai morrer, mas, alguns gatinhos são capazes de sentir que outros animais e pessoas estão morrendo!

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360