Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Grandes Questões – Junho Prata

Entrevista Dr. Luiz Sinésio Silva Neto

📣Universidade da Maturidade (UMA/UEMS) e UEMS/Campo Grande promovem ciclo de palestras em celebração à campanha do Junho Prata, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra pessoas idosas.

📌O Evento acontece de 26 a 28 de junho, no Anfiteatro do bloco A, no período da manhã. As palestras são dedicadas a falar sobre o envelhecimento saudável e a importância da inclusão da pessoa idosa.

Inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/congresso-uma-ums/

📝Acompanhe a agenda aqui:

Dia 26/06 das 09h às 11h
Envelhecimento saudável – Prof. Dr. Luís Sinésio Neto da UMA/UFT (Coordenação Nacional @umauft)
Mediação: @katiajuliane_kaju

Dia 27/06 das 09h às 11h
Políticas Públicas para Pessoas Idosas – Sra. Zirleide Barbosa (SubIdosos/@setesccms)
Tecnologia Social e Inclusão da Pessoa Idosa – Profa. @celineres68 (Vice-reitota da UEMS)
Mediação: @leilacmachado

Dia 28/06 das 09h às 11h
Educação Intergeracional e Tecnologia Social
Prof. @netolageano (Gerente da Unidade Campo Grande e Coordenador da UMA/ UEMS)
Prof. @prof.alansilus (Professor Colaborador UEMS)
Mediação: @raquelzottos

Dia 30/06
Visita técnica ao espaço “Cidade Escola de Trânsito” – DETRAN/MS
Turma Matutino – Horário: 9h às 10h30
Turma Vespertino – Horário: 13h30 às 15h

⚠Os debates serão abertos ao público!

#Uma #uems #umauems #junhoprata #idoso #saude #nãoaviolencia #direitosdosidosos #detran

Sobre a UMA

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estabeleceu convênio com a Universidade Federal do Tocantins para a criação da UMA (Universidade da Maturidade). O projeto é piloto e inicia em 2023, oferecendo um curso com certificação em Educador Social do Envelhecimento Humano.

A UMA vai funcionar na Unidade Universitária de Campo Grande, saída para Rochedo, com aulas à tarde, nas segundas e quartas e ainda, atividades integradoras nas sextas-feiras.

A formação em Educador Social do Envelhecimento Humano é aberta para todos os níveis de escolaridade, permitindo que o aluno entenda os processos do envelhecimento, seus contextos e disposições frente à sociedade. “Estamos abrindo um novo espaço de formação. A UMA nasce como um projeto pedagógico que visa a promoção da saúde e de qualidade de vida para o envelhecimento humano. Toda a grade curricular do curso e todas as ações serão desenvolvidas para essa formação de educadores sociais do envelhecimento humano”, afirma o professor Dr. Djanires Neto, Gerente da Unidade da UEMS de Campo Grande e coordenador da UMA-UEMS.

O curso é aberto para maiores de 45 anos. A ementa pedagógica é ampla permitindo uma visão tecnológica do contexto de envelhecimento e não limitando o público alvo a somente idosos. “A UMA abre espaço para formação na maturidade. É um espaço de acolhimento e integração, por isso não recebemos somente idosos, mas a sociedade em geral. Todos nós temos que aprender nosso papel social e fisiológico no envelhecimento humano”, explica a professora Neila Barbosa Osório, coordenadora da UMA-UFT.