Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Islândia permanece em alerta de erupção

O nível de risco foi reduzido de emergência para nível de perigo

Autoridades islandesas seguem em alerta para uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, embora as chances estivessem diminuindo após uma queda na atividade sísmica.

A Islândia tem vivido com alto risco de erupção desde que a atividade sísmica e os fluxos subterrâneos de lava aumentaram na região próxima à capital, Reykjavik, em outubro.

O Escritório Metrológico disse em um comunicado que uma erupção na cidade evacuada de Grindavik ou próxima a ela era agora considerada menos provável e que o magma vulcânico tem maior probabilidade de surgir na área entre Hagafell e Sýlingarfell.

“A atividade sísmica continua diminuindo e a probabilidade de erupção diminui com o tempo”, afirmou o órgão.

O moradores evacuados de Grindavik têm sido autorizados a voltar desde quinta-feira para pegar pertences pessoais, mas levará meses até que todos eles possam voltar para Grindavik devido aos danos à infraestrutura.

De acordo com comunicado do governo islandês, como resultado de uma diminuição na atividade sísmica, o nível de risco relacionado a terremotos em Grindavik foi reduzido de emergência para nível de perigo.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360