Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Lívia Maziero, gerente Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias do Governo do Mato Grosso do Sul.

Hoje no Café com Blink (14), recebeu Lívia de Mello Maziero enfermeira e gerente Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias do governo do Mato Grosso do Sul.

Lívia explica que o aumento do número de casos de infecções por síndromes respiratórias em Mato Grosso do Sul é sazonal, por conta desse período do ano ser mais frio, favorecendo a transmissão dos vírus.

A Técnica reforça que os cuidados básicos aumentam a proteção contra os todos os vírus. Os cuidados básicos é o uso de máscara para se prevenir e prevenir o próximo, lavar as mãos com água e sabão com frequência, pode parecer uma medida simples, mas é altamente eficaz na prevenção às doenças.

A campanha de vacinação foi ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade  e tem como objetivo aumentar o número de pessoas imunizadas e reduzir a circulação dos vírus. O aumento na quantidade de pessoas imunizadas contribui para uma menor circulação dos vírus e ajuda a evitar a sobrecarga nos serviços de saúde.

Os sintomas geralmente incluem febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Lívia aconselha que quem apresentar sintomas respiratórios, como falta de ar, deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.

 O tratamento precoce, realizado em até 48 horas com medicamentos antivirais específicos, ajuda a evitar a progressão para formas graves da doença.

Campanha de Vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi ampliada a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Procure o posto de saúde mais próximo para receber a imunização. A vacinação vai acontecer até quando durar os estoques de vacinas.