Ferramenta aponta quais regiões da cidade precisam de mais árvores
Uma nova ferramenta promete ajudar cidades do mundo todo a planejar o plantio de árvores no mundo todo. Essa ferramenta é a Tree Canopy Lab, criada pelo Google e promete se expandir.
Ela é capaz de analisar as ruas de uma cidade e criar um mapa, inclusive com gráficos de cores, indicando os locais que tem mais e menos vegetação.
No momento apenas Los Angeles, na Califórnia está ativa na ferramenta, mas o Google afirma que vai expandir o serviço assim que ele se mostrar eficiente.
Essa é uma excelente notícia para todas as cidades que estão dispostas a ampliar suas zonas verdes, que ajuda, não só na qualidade do ar, mas também a diminuição das zonas de calor de uma grande cidade que é causada por prédios e ruas.
Cientistas brasileiros criam repelente natural contra Aedes aegypti
Os cientistas do departamento de química da Universidade Federal do Paraná conseguiram descobrir uma molécula que atrapalha e confunde o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungynya.
Essa molécula é criada a partir de ácido lático que o nosso organismo já produz de forma natural, e assim fazer com que o olfato dos mosquitos não consigam detectar onde tem alimento, o sangue, no caso.
Sem detectar o sangue, o mosquito não se alimenta e provavelmente morre em pouco tempo. Esse novo agente funciona perfeitamente repelente corporal, mas tem grande potencial para funcionar como repelente residencial que pode ser bloqueado no ar. Uma vez que as moléculas atinjam o sistema do olfato do mosquito ele fica impedido de sentir o cheiro do sangue por até 10 horas.
Além disso o repelente não apresentou nenhum impacto ambiental nem no ar nem ao ser descartado.
Os testes agora vão passar para uma segunda etapa e pode ser que em breve chegue ao mercado com preço acessível devido a facilidade de produção e uso de componentes naturais.