Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Nasce primeiro filhote de peixe-boi introduzido no litoral da Paraíba

Mel nasceu com apoio do programa Viva o Peixe-Boi-Marinho e registra o primeiro filhote de uma fêmea da espécie que foi solta na natureza.

Notícia boa para o meio ambiente! Nasceu o primeiro filhote de peixe-boi marinho no litoral da Paraíba, após a tentativa de reintroduzir a espécie nas águas brasileiras. A fêmea chamada de Mel foi vista com o filhote por técnicos ambientais e aparenta estar bem junto com seu filhote.

A mamãe peixe-boi-marinho foi resgatada em 2004 quando ainda era um filhote, o animal foi transferido para Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, na Ilha de Itamaracá (PE), para receber cuidados.

Mel ficou em reabilitação por cinco anos, até ser movida para um cativeiro de readaptação em Barra do Rio Mamanguape (PB). Apenas em 2019 que a peixe-boi foi levada até o litoral de Cabedelo, região onde vive até hoje.

No momento, os técnicos ambientais se preocupam em monitorar a mãe e o filho, já que a espécie é mais vulnerável nas primeiras semanas de vida. Segundo os especialistas do programa Viva o Peixe-Boi-Marinho, o perigo é maior para eles nesta época de verão e fim de férias. Com o grande número de turistas adentrando as águas do litoral.

Viva o Peixe-Boi-Marinho

 O projeto é realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) na região Nordeste do Brasil. O projeto atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco-pedagógico e políticas públicas.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360