Baixe o App

Novo presidente eleito da Argentina vai fechar Banco Central

Javier Milei diz que vai controlar a inflação em 18 a 24 meses 

A Argentina elegeu seu novo presidente neste domingo (19). Javier Milei, escolhido pelos argentinos com 55,95% dos votos, afirmou que levará entre 18 e 24 meses para conter a inflação de seu país, na casa dos 140% anuais.

Em entrevista à rádio argentina “Continental”, Milei ainda confirmou que irá fechar o Banco Central e dolarizar a economia, duas das principais e mais polêmicas propostas de sua campanha.

“Fechar o Banco Central é uma obrigação moral, e dolarizar (a economia) é uma maneira de nos livramos do Banco Central”, declarou. Ele propôs, no entanto, que a moeda adotada por seu governo “seja aquela escolhida pelos indivíduos”.

O presidente eleito também anunciou que por enquanto, manterá a taxa de câmbio e não levantará a limitação ao estoque de dólar de bancos do país, imposta pelo governo do atual presidente, Alberto Fernández, para controlar o saldo da moeda norte-americana.

Javier Milei foi eleito na noite de domingo (19), no segundo turno de uma das eleições mais disputadas da história recente da Argentina, com 55,95% dos votos, contra o governista peronista Sergio Massa (44,04%).

Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial e uma dívida externa bilionária.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360