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O que é Greenwashing e como as empresas ‘sustentáveis’ podem estar te enganando!

As companhias, ao redor do mundo, começaram a se preocupar com questões ambientais, ao passo que a sustentabilidade foi se tornando mais popular e um assunto cada vez mais comum entre os stakeholders, clientes, fornecedores, funcionários e a comunidade local.

A temática ecológica teve melhorias primordiais e até ficou “na moda”, com isso, foram criados novos problemas a serem enfrentados. Um exemplo disso é o greenwashing. 

Greenwashing (do inglês, “lavagem verde”) consiste no ato de divulgação falsa sobre sustentabilidade, onde empresas afirmam que seus produtos são sustentáveis, seja usando publicidade, seja colocando informações indevidas nos rótulos. 

Em outras palavras, o greenwashing significa passar uma imagem falsa de sustentabilidade por parte de uma companhia. Isso pode acontecer de várias formas: ocultando dados, dando ênfase em algum componente ou característica que pode ser considerado sustentável no lugar de produtos que não são sustentáveis, ou até mesmo usando informações inverídicas. 

Um negócio pode praticar greenwashing quando divulga que está, por exemplo, reduzindo suas emissões de CO2 sem divulgar o impacto disso ou dados que comprovem a informação. 

Mas, por que uma empresa opta pelo greenwashing? A princípio, a prática de greenwashing pode gerar certa repercussão positiva para o negócio, mas quando é descoberta, a reputação da empresa está em jogo. 

Um caso muito conhecido foi o da Volkswagen em 2015, onde a empresa teria, supostamente, falsificado os resultados da emissão de poluentes nos motores a diesel. A companhia teria burlado a inspeção de mais de 10 milhões de veículos. O presidente da Volkswagen renunciou ao cargo e a empresa assumiu que utilizou um programa para burlar as inspeções.

Outras empresas já foram responsabilizadas por praticar greenwashing, seja em relatórios ou anúncios. Como foi o caso da Ford e Chevrolet que foram acusadas de, supostamente, fazer “maquiagem ecológica” nas suas publicidades, para gerar uma imagem mais positiva e sustentável quando, na verdade, a realidade era outra. 

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