Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

O que é permacultura e por que ela é a chave para a agricultura sustentável?

A permacultura considera a forma como usamos nossos recursos, como alimentos, energia, abrigo e outras necessidades para obter mais com menos, ou seja, aumentar a eficiência na utilização desses recursos. Essa é a essência da permacultura.

Através desse conceito, é possível ser mais produtivo com menos esforço. Isso resulta em benefícios para o meio ambiente, para nós mesmos e para as gerações futuras. A palavra permacultura é um acrônimo para as palavras “permanente” e “agricultura”. A permacultura é uma filosofia de vida sustentável e holística, ela trabalha com a natureza e não contra ela.

Partindo do preceito de que, na natureza, os ecossistemas se regeneram e se sustentam, os praticantes de permacultura observam esses processos naturais e os recriam. Esses conceitos são aplicados em vários campos, desde a agricultura até habitação, educação e  economia.

A permacultura encoraja as pessoas a serem engenhosas e autossuficientes. Não é um dogma ou uma religião, mas um sistema de ecodesign que ajuda a encontrar soluções para os muitos problemas enfrentados local e globalmente.

O cuidado futuro integra limites ao crescimento porque entende que vivemos em um planeta finito com recursos finitos. Por isso, os princípios da permacultura visam fazer com que todas as partes trabalhem juntas da forma mais eficiente possível. Isso faz com que todo o potencial dos recursos da terra possa ser valorizado. 

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360