Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Pesquisa revela que 72% dos brasileiros têm pets em casa

Foto: Canva

Uma pesquisa realizada pela Quaest explorou a relação dos brasileiros com seus animais de estimação e revelou que 72% das pessoas possuem pets em casa. Além disso, 22% dos indivíduos já tiveram animais, indicando que o Brasil possui a terceira maior população de pets do mundo.

Foto: Envato

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (1°/7), também identificou os principais motivos para se ter um pet. De acordo com os entrevistados, os animais trazem felicidade (98%), apoio emocional (96%) e segurança (95%). As razões para não ter um bichinho incluem falta de espaço em casa (20%) e alto custo (16%).

Outro ponto destacado pela pesquisa é que metade dos tutores adotou seu pet, com 42% destes resgatando o animal da rua. Em relação às raças, 32% dos cães e 52% dos gatos são vira-latas. No ranking geral, nenhuma raça específica se destacou, e a diferença entre elas está dentro da margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

A saúde dos animais também é uma grande preocupação para os tutores. A pesquisa mostrou que, em caso de doença, 71% dos brasileiros recorrem a veterinários particulares, enquanto 20% tratam os animais em casa. No entanto, 19% das pessoas que ganham até dois salários mínimos nunca levaram seu animal ao veterinário. Além disso, metade dos entrevistados afirmou que já deixou de realizar um procedimento por falta de dinheiro. Desses, 96% acreditam que um plano de saúde poderia evitar sofrimento para os pets e suas famílias, embora 85% nunca tenham tido um plano de saúde e 7% tenham deixado de ter.

A Quaest entrevistou 1001 pessoas de forma on-line, através de questionários direcionados a brasileiros de 16 anos ou mais, entre 17 e 20 de junho. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela petshop Petlove.

Com informações de Metrópoles.