Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Plástico pode ser a joia do futuro, entenda!

Plásticos são os diamantes do futuro. Como exatamente algo que custa centavos se transformou no mais difícil e um dos minerais mais raros da Terra? Uma fina película de plástico foi, pela primeira vez, transformada em minúsculos diamantes em um piscar de olhos após ser atingido por um raio laser.

Os diamantes sintéticos são valiosos por sua dureza e são usados ​​para fazer ferramentas de corte e polimento de alta qualidade, mas igualmente por sua condutividade térmica e isolamento elétrico. A abertura da produção de diamantes sintéticos a partir do plástico pode levar a uma maior demanda por garrafas de água e outros recipientes que muitas vezes acabam no mar.

Nos testes, uma folha de plástico PET (polietileno tereftalato) usada para embalar alimentos e bebidas foi aquecida por um feixe de laser até 6.000°C. O PET é feito de petróleo, que é conhecido na indústria como um “hidrocarboneto”. O teste comprimiu o plástico sob um peso igual a milhões de vezes a pressão atmosférica da Terra por alguns bilionésimos de segundo. Essa incrível experiência reconfigurou as moléculas do plástico em um nanodiamante.

“Até agora, diamantes desse tipo foram produzidos principalmente por explosivos detonantes”, disse o professor Dominik Kraus, da Universidade de Rostock, na Alemanha, e coautor do estudo. “Com a ajuda de flashes de laser, eles poderiam ser fabricados de forma muito mais limpa no futuro.”

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360