Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Sistema inédito de biorreatores pode fazer melhorias no processo de compostagem

Uma pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária criou um sistema inédito de biorreatores de laboratório capaz de analisar com rapidez e eficiência os processos de compostagem, o principal método para a produção de fertilizantes orgânicos que tem seu mercado ampliado a cada ano.

O protótipo já foi validado no laboratório de biorreatores e bioprocessos da Embrapa Solos (RJ) com ótimos resultados. Agora o ativo tecnológico está disponível para parceria com empresas interessadas em desenvolver interface e design mais funcionais e atrativos para a inserção no mercado.

Um dos diferenciais desses biorreatores é poder realizar testes rápidos em laboratório na mistura que está sendo preparada para a compostagem. Com 1 Kg de uma combinação de resíduos é possível saber, em questão de horas, o seu potencial para os bioprocessos. Além de ter o potencial de o material alcançar temperaturas entre 50 e 65 graus Celsius, ideais para o processo de compostagem.

“Biorreatores como esses existem em outros projetos e modelos, mas, no nosso caso, conseguimos a façanha inédita de ter 12 reatores em funcionamento ao mesmo tempo e em linha, com sensores de oxigênio e gás carbônico e controle de temperatura, tudo integrado. Um dos diferenciais desse sistema é que, com no máximo um volume de 50 litros de mistura de resíduo, é possível fazer um experimento completo, com combinações, tratamentos e repetições, coisa que a campo seria impossível”, explica o pesquisador Caio Teves Inácio, líder do projeto que criou o sistema na Embrapa Solos. 

Os biorreatores são importantes para a otimização do processo de compostagem, responsável pela produção de fertilizantes orgânicos que tem uma demanda cada vez maior no mercado. A compostagem auxilia na reutilização de centenas de milhões de toneladas de materiais orgânicos que são gerados anualmente no Brasil. O aproveitamento desses materiais é fundamental para promover a sustentabilidade da agricultura nacional e a conservação do ambiente, reduzindo as perdas de nutrientes e otimizando o seu aproveitamento.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360