Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Super melanina

Nova “super melanina” protege e cura a pele. Podendo prevenir os danos do sol e ajudar as queimaduras químicas a cicatrizarem mais rapidamente.

Cientistas da Northwestern University desenvolveram uma melanina sintética que supera a natural na proteção e cura da pele contra danos ambientais. Esta nova substância atua como uma “super melanina”, sendo biocompatível, degradável, não tóxica e transparente quando aplicada na pele. Ela é projetada para caçar e neutralizar moléculas prejudiciais à pele, como radicais livres, metais pesados e toxinas.

Testes revelaram que o creme de melanina sintética permanece sobre a pele, protegendo-a contra danos causados pela exposição solar e outros agentes agressores. Além disso, a melanina sintética mostrou-se eficaz na aceleração da cicatrização de queimaduras e lesões na pele em testes com animais e amostras de tecido humano.

Os resultados promissores sugerem que essa melanina sintética pode ser um complemento valioso para protetores solares e produtos para a pele, além de oferecer potencial terapêutico para pacientes submetidos à radioterapia. Os cientistas agora estão trabalhando em testes adicionais para avaliar sua eficácia como tratamento para lesões e queimaduras na pele, com a esperança de impactar positivamente a vida das pessoas com essa inovação.

Fonte: Big Think.