Espécie é de água doce e pode causar a extinção de espécies marinhas menores
Peixes de água doce no mar? É o que está acontecendo com as tilápias. Espécie já foi encontrada no litoral de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Maranhão e preocupa especialistas devido a sua territorialidade e predação.
O fenômeno virou alvo de pesquisas de onze instituições brasileiras, que constataram que a espécie tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) tem se adaptado ao ambiente marinho. Devido a seus ancestrais marinhos, a espécie consegue se adaptar a águas salgadas.
Mas o surgimento da espécie nos oceanos pode provocar uma série de impactos ambientais negativos, como a geração de novas doenças, extinção de animais marinhos, surgimento excessivo de algas, tornar a água do mar imprópria para banho, além de Intoxicação através do consumo da carne.

Outro problema é o comportamento desses peixes, segundo pesquisadores, as tilápias são territorialistas e predadoras e comem de tudo, portanto, a presença delas do mar pode se refletir na extinção de espécies marinhas menores, como camarões e corais.
Outras descoberta foi que a presença da espécie na costa brasileira é maior em regiões onde há concentração de criadouros voltado à aquicultura , mas ainda não é possível afirmar que o fenômeno foi motivado por escapes e seleção natural (modificação da espécie para sobrevivência).
#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360