Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Vigilância de MS faz alerta para ataques de escorpião

Devido a época do ano e clima propicio para os animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, ataques costumam acontecer. Para prevenir esses casos o Centro de Informações e Assistência Toxicológica o Ciatox, fez um alerta com recomendações para esses casos.

Dados do Ciatox, em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul registrou, entre janeiro e outubro, 3.623 ataques de escorpiões, sendo 311 no último mês.

Recomendações do Civitox:

  • Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;
  • Inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;
  • Afaste camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deixe que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;
  • Nivele as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;
  • Coloque uma barreira de proteção na parte inferior das portas;
  • Mantenha os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;
  • Deixe as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.

Em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o atendimento adequado.

Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque.

Caso o morador encontre algum desses animais na residência, a recomendação é fazer o recolhimento dele, colocando-o em um recipiente fechado e procurar atendimento pelo Civitox nos números 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360