Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Você já comprou algo que não precisava? 

Sabia que esse hábito tem um nome específico, este padrão é conhecido como oniomania

Hoje (28) no Café com Blink foi abordado o seguinte questionamento: Você já comprou algo que não precisava no impulso? 

100% dos ouvintes responderam que SIM, que já compraram só por comprar e se arrependeram depois da Adrenalina passar . 

Quem nunca se viu gastando um pouco mais do que o planejado? De vez em quando, nos deixamos levar pela empolgação e adquirimos algo que não estava na lista de compras.

É algo comum, afinal, nossos impulsos e desejos podem se sobrepor à razão de vez em quando. No entanto, a situação se torna preocupante quando isso se repete com frequência, caracterizando o comportamento de um comprador compulsivo. 

Mas, o que significa oniomania? 

Também referido como transtorno de compra compulsiva, esse é um estado marcado pela ansiedade em relação à necessidade de consumir.

E por que os seres humanos têm esse costume?  

 Nesse sentido, a pessoa só encontra alívio dessa condição ao efetuar a compra do objeto desejado.

Funcionando de maneira semelhante à dependência química, trata-se de um vício em compras. A pessoa torna-se obcecada por adquirir itens, experimentando um prazer momentâneo durante a transação e, posteriormente, enfrentando intensos sentimentos de culpa.

As compras são realizadas por impulsos, frequentemente servindo como uma fuga para emoções profundas como tristeza, frustração, raiva e ansiedade. Como superar esse vício em compras? Existe tratamento para a oniomania? Como mencionado anteriormente, a oniomania é um transtorno compulsivo

Existe tratamento? 

Sim, é passível de tratamento. É essencial buscar a ajuda de um profissional especializado, que possa trabalhar não só a estabilidade emocional da pessoa, mas também implementar técnicas para controlar os impulsos.