Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Você usa o equipamento correto para passear com o seu pet? Descubra agora

Os equipamentos de segurança para passar com cães são definidos por lei

Passear com seu cãozinho é fundamental para saúde do animal. Além de ser uma ótima atividade física para o tutor e para o doguinho, os passeios também ajudam no desenvolvimento cognitivo do cachorro, ativa a curiosidade e o torna mais sociável e com menos medo.

Antes de tudo, para passear com seu pet de maneira segura, é importante que seu cachorro esteja com as vacinas em dia para evitar que seu cão fique doente. Além disso, é recomendado que ele seja liberado pelo veterinário a fazer os passeios.

Como há cães que precisam de condições especiais para fazer o passeio, você precisa saber antes se esse é o caso do seu cão. Assim você conseguirá planejar seus passeios com ele de modo seguro e evitar que ele passe mais.

Equipamentos de segurança para  passear com cachorro:

Coleira ou peitoral 

A sua função básica da caleira ou peitoral é fixar a guia no seu cachorro.

Importante: Siga a indicação do fabricante para saber o tamanho mais indicado para o seu cão. Além disso, escolha materiais de qualidade que sejam resistentes a puxões. Assim você evitará acidentes durante os passeios na rua. 

Guia 

Pela guia você fará o controle do passeio e conduzirá o seu cão quando estiverem andando na rua. 

A guia é composta por fita e mosquetão, uma espécie de ferragem que será responsável por fixá-la na coleira ou peitoral.

O tamanho ideal para a guia é aquele que, estando o seu cão sentado ao seu lado, a guia fique com certa folga, não fique esticada.

Para cães de companhia, que vivem dentro de casa, uma guia de até 02 metros será suficiente. A escolha de uma guia resistente, que aguente eventuais puxões, evitará acidentes como ela estourar ou descosturar durante o passeio.

Por último, já há guias antipuxão, próprias para evitar os puxões tão perigosos. Elas são uma ajuda a mais para garantir a segurança dos passeios, principalmente para cães de grande porte. 

Focinheira

A focinheira é o equipamento de segurança que tem o seu uso obrigatório definido por lei em algumas cidades para determinadas raças de cães, geralmente de grande porte. 

Este equipamento cobre o focinho e boca do cão, evitando assim a mordida.

Na hora de escolher o modelo e tamanho, siga a indicação do fabricante de acordo com a força e mordedura do seu cão. 

Acessórios para passear com seu cachorro

Além dos equipamentos de segurança dos quais falamos, acessórios como garrafinhas com água e saquinhos serão úteis.

Estes acessórios ajudarão você a hidratar seu cão e  recolher dejetos (o cocô que ele fizer durante os passeios) durante os passeios.

Dicas finais

Evite alimentar seu cão durante os passeios pois isso poderá agitá-lo e as coisas podem sair do controle.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360