Baixe o App

Novo esquema vacinal contra a poliomielite; entenda as mudanças no calendário de vacinação infantil

Foto: stockphotos

Novo esquema vacinal contra a Pólio:

Em 2025, o Brasil implementa um novo esquema vacinal para prevenir a poliomielite (pólio), também chamada de paralisia infantil. Crianças com 2, 4 e 6 meses receberão exclusivamente a vacina injetável, e aos 15 meses. Além disso, a dose de reforço será administrada também por injeção. As tradicionais gotinhas não fazem mais parte do calendário de vacinação infantil desde o final de 2024.

O que mudou?

Essa mudança no esquema vacinal não significa uma nova dose, mas sim uma atualização no processo de imunização contra a pólio. O Ministério da Saúde tomou essa decisão com base em estudos científicos e diretrizes internacionais. Além disso, a principal razão para substituir a vacina oral poliomielite (VOP) pela injetável é que, em condições sanitárias inadequadas, a VOP pode causar casos de poliomielite derivados da própria vacina.

A vacina inativada poliomielite (VIP) conta com o apoio da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a OMS recomenda que a VOP seja usada apenas em surtos, como ocorreu na Faixa de Gaza, onde o primeiro caso de pólio em 25 anos surgiu em um bebê não vacinado.

Impacto dessa mudança

Em 2023, o Ministério da Saúde anunciou que, a partir de agora, a vacinação aos 15 meses será feita exclusivamente com a VIP. Antes, essa dose era oral, mas agora, com a injetável, a proteção contra a doença se torna mais eficaz. Assim, a segunda dose de reforço, aplicada aos 4 anos, não será mais necessária, pois o novo esquema vacinal com quatro doses garante proteção suficiente contra a pólio.

Além disso, essa atualização também responde à queda nas coberturas vacinais nos últimos anos. Em 2022, a cobertura vacinal contra a pólio foi de apenas 77,19%, abaixo da meta de 95%. Contudo, o novo esquema busca garantir que todas as crianças recebam a vacina corretamente, especialmente em um cenário global em que a poliomielite ainda representa um risco.

A importância da vacinação

A vacinação continua sendo uma das estratégias mais eficazes para garantir a saúde pública e prevenir doenças graves. Além de proteger diretamente os indivíduos, a imunização reduz a circulação de agentes infecciosos, protegendo também aqueles que, por motivos de saúde, não podem ser vacinados.

O calendário nacional de vacinação, coordenado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), inclui 19 vacinas essenciais para a proteção de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Além da pólio, as vacinas também protegem contra doenças como sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, promovendo uma sociedade mais saudável e resistente.

Novo esquema vacinal contra a Pólio: calendário de vacinação

Fique atento às datas e atualizações do calendário de vacinação. Confira os calendários completos de vacinação oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. A vacinação desempenha papel crucial na prevenção de diversas doenças e na manutenção da saúde coletiva.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: