Baixe o App

Endividamento das famílias em Campo Grande apresenta recuo em janeiro, indica pesquisa

Foto: Stockphotos

Índice de endividamento das famílias em Campo Grande recua para 64% em janeiro

O início de 2025 trouxe uma leve melhora para as finanças das famílias de Campo Grande. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada nesta segunda-feira (10), o índice de endividamento caiu para 64% em janeiro, registrando um recuo em comparação com o mês anterior, quando o número era de 65%.

Redução na inadimplência

Além do recuo no endividamento, a inadimplência também apresentou uma queda. O percentual de famílias com contas em atraso caiu de 30,3% para 28,2%, enquanto aquelas que não conseguiram honrar suas dívidas subiram de 12,5% para 11,4%. Esses dados indicam uma leve recuperação no equilíbrio financeiro das famílias da capital.

Principais fontes de endividamento

A pesquisa aponta que o cartão de crédito continua sendo o principal vilão do endividamento, com 75,9% das famílias utilizando-o como forma de parcelamento. Em seguida, aparecem os carnês (20,7%), o crédito pessoal (10,4%) e o financiamento de casa (7,9%). Esses números demonstram que a utilização de crédito está concentrada principalmente em modalidades com juros mais altos, como o cartão de crédito.

Expectativa para 2025

Economista explicam que a redução do endividamento já era esperada, pois muitas famílias utilizaram o 13º salário e as férias para quitar dívidas. Também é apontado que é devido às taxas de juros elevadas, as famílias têm se mostrado mais cautelosas ao contrair novas dívidas. No entanto, espera-se que, em 2025, mais pessoas consigam gerenciar suas dívidas de forma eficiente, o que pode ajudar a reduzir a inadimplência.

Embora o cenário ainda requeira cautela, a diminuição do endividamento e da inadimplência indica que as famílias de Campo Grande estão conseguindo controlar suas finanças de maneira mais eficaz. A tendência é de que essa gestão mais cuidadosa seja um reflexo positivo ao longo do ano.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: