Entrevista no Café com Blink aborda o Agosto Lilás e a conscientização contra a violência à mulher
No programa Café com Blink desta segunda-feira (11), a psicóloga e psicanalista Tatiana Siqueira Ribeiro participou de uma entrevista especial para falar sobre o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher, prevista na Lei Maria da Penha, que completou 19 anos no último dia 7 de agosto.
Durante o bate-papo, Tatiana explicou que a campanha alerta para os diversos tipos de violência que podem ocorrer, como a física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. Ela destacou a violência psicológica como a mais comum e que geralmente acontece primeiro, podendo evoluir para situações mais graves, inclusive feminicídio.
A psicóloga ressaltou a importância de identificar sinais de relacionamentos abusivos, principalmente o isolamento da vítima de amigos e familiares, que facilita o domínio do agressor. Tatiana também falou sobre a necessidade de terapia para ajudar as pessoas a reconhecerem o tipo de relação em que estão e se protegerem.
Outro ponto importante da conversa foi o perfil do agressor. Tatiana destacou que não existe um padrão e que qualquer pessoa, independentemente da idade ou aparência, pode se tornar um agressor.
Para quem vive situações de violência, Tatiana recomendou a criação de um “kit de fuga” com documentos, dinheiro e um local seguro para onde a vítima possa correr. Ela também reforçou a importância do apoio de amigos e familiares, com escuta acolhedora e sem julgamentos.
“A mensagem que deixamos é: preste atenção no que você está sentindo. Se não está legal, peça ajuda. Admitir isso para si mesmo é o primeiro passo para a mudança”, concluiu a psicóloga.