Baixe o App

Tragédias de afogamento em MS crescem em 2025 e reforçam a necessidade de precauções

Foto: stockphotos

Alerta de afogamento: 10 vítimas em MS nas primeiras duas semanas de 2025

Em Mato Grosso do Sul, 10 pessoas já morreram por afogamento nas duas primeiras semanas de 2025, um número alarmante que reforça a urgência em redobrar os cuidados em áreas aquáticas. A cada 90 minutos, alguém morre afogado no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Em média, são 15 óbitos por afogamento a cada dia. Esse risco aumenta durante o mês de janeiro, com as férias escolares e o calor intenso, quando crianças e adultos buscam rios, piscinas e cachoeiras para se refrescar.

Apesar de Mato Grosso do Sul não contar com praias, os rios e cachoeiras do estado atraem muitos turistas em busca de lazer. No entanto, esse cenário esconde sérios perigos, como revelam os trágicos casos de afogamento já registrados neste início de ano.

Casos de afogamento em MS

O Corpo de Bombeiros atendeu sete ocorrências de afogamento no estado nos primeiros dias de janeiro. Em Caarapó, uma criança de 3 anos morreu ao cair em uma caixa d’água que servia de bebedouro para cavalos. Três dias depois, Lucca Morais Ortiz, de 5 anos, foi encontrado desacordado na piscina de sua casa em Anastácio e não resistiu. Esses eventos demonstram como ambientes aquáticos domésticos podem ser igualmente perigosos.

No último fim de semana, dois incidentes fatais ocorreram. Moisés Santiago Batista, de 22 anos, desapareceu enquanto pescava no Rio Dourados, em Ponta Porã. No domingo (12), Raiel Lopes da Silva, de 25 anos, morreu após se afogar em uma lagoa em Nova Andradina, e Ronei de Oliveira Santos, também de 22 anos, morreu no Rio Iguatemi, após se distrair enquanto tomava banho com amigos.

Além desses, um bebê de 1 ano e 11 meses perdeu a vida ao cair na piscina de uma casa em Coxim. A criança conseguiu abrir um portão e entrar na área da piscina sem que ninguém percebesse, e, quando a avó a encontrou, já estava submersa. A equipe médica tentou reanimá-la, mas não teve sucesso.

Alerta de Afogamento: tragédia em Brasilândia

Na segunda-feira (13), um acidente trágico tirou a vida de quatro membros de uma mesma família em Brasilândia. O veículo Gol em que estavam caiu em uma lagoa e submergiu, deixando as vítimas impossibilitadas de sair. O casal Alex Genival Soares da Silva e Monique de Lins Neves, de 32 anos, e seus filhos Lucas Gabriel Neves da Silva, de 13 anos, e Luan Henrique Neves da Silva, de 10 anos, morreram no acidente.

Estatísticas alarmantes

Os dados do DataSus revelam que, em 2023, 82 pessoas morreram por afogamento em Mato Grosso do Sul, com Campo Grande e Dourados liderando o número de vítimas. Em comparação com os últimos anos, o número de atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros aumentou. Apenas em 2025, já ocorreram 7 atendimentos em diferentes cidades do estado.

Prevenção de afogamentos

O afogamento é uma das principais causas de morte acidental, com um risco 200 vezes maior de ser fatal do que acidentes de transporte. Por isso, a Sobrasa orienta que, ao presenciar um afogamento, só se deve tentar salvar a vítima se houver qualificação e boa condição física. Caso contrário, o mais seguro é lançar objetos flutuantes, como boias ou cordas, e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Além disso, para garantir a segurança em áreas aquáticas, é fundamental seguir algumas recomendações: nunca consumir bebidas alcoólicas antes ou durante o banho, respeitar as sinalizações de segurança e garantir que crianças nunca fiquem sem a supervisão de um adulto. A presença de guarda-vidas não substitui a responsabilidade dos pais ou responsáveis.

As estatísticas sobre afogamentos são alarmantes e reforçam a importância de ações preventivas. Durante o verão, é fundamental que todos redobrem a atenção para evitar tragédias. Com a conscientização e o cumprimento de medidas de segurança, é possível prevenir muitas mortes e garantir a diversão de forma segura.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: