Casos de intoxicação por metanol chegam a 47 no país; nove mortes confirmadas
O número de intoxicações por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas subiu para 47 casos confirmados em todo o Brasil, segundo atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20). Outros 57 casos seguem em investigação, enquanto 578 notificações foram descartadas.
O estado de São Paulo concentra a maior parte dos registros, com 38 confirmações e 19 casos ainda sob análise. Também há confirmações em Pernambuco (3), Paraná (5) e Rio Grande do Sul (1).
Além desses estados, outros dez estão com possíveis casos sendo monitorados, Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Bahia, Minas Gerais e Tocantins.
Até o momento, nove mortes foram confirmadas em decorrência da ingestão de bebidas contaminadas, seis em São Paulo, duas em Pernambuco e uma no Paraná. Outros sete óbitos ainda são investigados, incluindo um em Mato Grosso do Sul.
O Ministério da Saúde informou que as atualizações sobre o avanço dos casos são divulgadas três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, após as 17h, durante o funcionamento da Sala de Situação.
As autoridades reforçam o alerta para que a população evite consumir bebidas de procedência duvidosa e denuncie possíveis casos de adulteração aos órgãos competentes.








