Mudanças bruscas de temperatura aumentam casos de doenças respiratórias; saiba como se prevenir

Mudanças bruscas de temperatura aumentam casos de doenças respiratórias; saiba como se prevenir
Médico pneumologista Ronaldo Queiroz - Fotos: Roberta Dorneles/Blink 102FM

Entrevista com pneumologista Ronaldo Queiroz destaca cuidados respiratórios e impactos da covid longa

Hoje (26), no programa Café com Blink, conversamos com o pneumologista Ronaldo Queiroz, que trouxe esclarecimentos importantes sobre os cuidados com a saúde respiratória em períodos de frio e mudanças bruscas de temperatura, além de abordar os impactos da chamada Covid longa.

O Dr. Ronaldo explicou como as condições climáticas afetam as vias aéreas, destacando o aumento de infecções respiratórias, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças e idosos. Ele também reforçou a importância de saber identificar os sinais de alerta, como dificuldades respiratórias, para buscar atendimento médico de forma adequada e evitar superlotação nos serviços de saúde.

Sobre a Covid longa, o médico detalhou que a síndrome, conhecida também como pós-Covid ou síndrome pós-spike, pode afetar cerca de 30% das pessoas que tiveram a doença ou receberam imunização. Os sintomas incluem fadiga crônica, dificuldades de concentração, dores articulares e inflamações generalizadas, podendo durar anos. Segundo ele, a condição ainda é recente e pouco conhecida, exigindo mais estudos e atenção dos profissionais de saúde.

“Estimamos que até 60 milhões de brasileiros possam estar desenvolvendo sintomas da Covid longa. É uma condição debilitante e desafiadora para a medicina, que requer diagnóstico preciso e acompanhamento contínuo”, concluiu o Dr. Ronaldo.

A entrevista completa está disponível:

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto:

Destaques: