Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

EUA e Guiana farão operação militar de voo em conjunto

Informação foi divulgada pela Embaixada dos EUA na Guiana

O Exército dos Estados Unidos vai conduzir, nesta quinta-feira (6), uma operação de voo ao lado das Forças de Defesa da Guiana, segundo a Embaixada dos EUA.

“Em colaboração com a Força de Defesa da Guiana, o Comando Sul dos EUA realizará operações de voo na Guiana, em 7 de dezembro. Este exercício se baseia no engajamento e operações de rotina para melhorar a parceria de segurança entre os Estados Unidos e a Guiana, e reforçar a cooperação regional”, diz a nota da Embaixada dos Estados Unidos na Guiana.

O exército americano vai continuar com o trabalho de cooperação com a Guiana nas áreas de segurança aérea, marítima, além do combate às organizações criminosas. A medida é demonstração de apoio dos Estados Unidos a Guiana, em meio a disputa da região de Essequibo com a Venezuela, que voltou a reivindicar o território nos últimos anos após a descoberta de cerca de 11 bilhões de barris de petróleo e gás offshore.

Foto: reprodução/BBC

O presidente venezuelano Nicolás Maduro convocou um referendo e disse que mais de 95% da população votou pela anexação do território, que compõe 70% da Guiana.

Maduro anunciou nesta semana a criação da zona de defesa integral da Guiana Essequibo e nomeou um general como “única autoridade” da área.

A Guiana convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a crise. O encontro acontece nesta sexta-feira (08).

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360