Queda de mortes por Dengue em MS: redução de 23% em 2024
Dados indicam diminuição significativa nos casos confirmados e prováveis da doença no estado.
Queda de mortes por Dengue em MS
Em Mato Grosso do Sul, as mortes confirmadas por dengue caíram 23% entre 2023 e 2024, de 42 para 32 óbitos, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além disso, a redução nos casos confirmados também foi expressiva, com uma diminuição de 40.987 para 16.207 entre os dois anos. Já os casos prováveis caíram 58,3%, de 46.718 para 19.473.
Controle e prevenção contribuem para queda
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti parecem ter gerado resultados positivos. A intensificação das medidas de prevenção, como o controle de focos do mosquito e campanhas de conscientização, ajudou a reduzir o número de casos. Além disso, a desaceleração na transmissão da doença impactou diretamente na queda dos óbitos.
Vacinação contra a Dengue
Contudo, a vacinação contra a dengue também desempenhou papel importante nas ações de controle. Até agora, 120.267 doses do imunizante foram aplicadas no estado. Além disso, Mato Grosso do Sul recebeu 189.910 doses do Ministério da Saúde, com foco na faixa etária de 10 a 14 anos. A vacina exige duas doses, com intervalo de três meses.
Municípios com menor incidência
Amambai, Laguna Carapã, Inocência, Miranda, Aquidauana, Itaquiraí, Bataguassu, Chapadão do Sul, Três Lagoas e Dourados se destacaram com baixa incidência de casos confirmados de dengue. Por outro lado, óbitos ocorreram em municípios como Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Japorã.
A redução nas mortes e casos de dengue em 2024 reflete o sucesso das estratégias de controle adotadas no estado. As medidas de prevenção, como eliminação de focos do mosquito e vacinação, foram fundamentais para esse resultado. Apesar da queda, é importante manter o combate contínuo à doença para evitar novos surtos.