Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Relatório da ONU destaca Brasil como um dos maiores geradores de lixo do planeta

O Brasil é um dos maiores produtores de resíduos sólidos do mundo, com apenas 9% do plástico consumido sendo reciclado

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é um dos países que mais produz resíduos sólidos no mundo, com apenas 9% do plástico consumido sendo reciclado. A questão da poluição plástica nos oceanos se torna cada vez mais preocupante, afetando a vida marinha e os ecossistemas aquáticos.

O Instituto Ecofaxina, fundado em 2008 em Santos, já retirou quase 100 mil quilos de resíduos sólidos das praias da região, demonstrando a atuação da sociedade civil no combate à poluição. O biólogo Fábio Nunes ressalta que o plástico, que pode levar séculos para se decompor, fragmenta-se em microplásticos, que podem ser encontrados até mesmo nas células de organismos marinhos.

O cenário global é alarmante, com a produção de 139 milhões de toneladas de plástico de uso único em 2021, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A maioria desse material acaba nos oceanos e rios, gerando impactos severos ao meio ambiente.

Para enfrentar esses desafios, iniciativas públicas também têm sido implementadas. No Rio de Janeiro, foi lançado um programa de limpeza de rios, com investimento de aproximadamente R$ 250 milhões, para aumentar a resiliência das cidades a desastres naturais. Segundo Bernardo Rossi, secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado, essa ação visa proteger as comunidades de inundações e seus impactos devastadores.

A conscientização e a mobilização de toda a sociedade são fundamentais para preservar os oceanos e combater a poluição marinha, promovendo um futuro mais sustentável.

Compartilhe o texto:

Destaques: