Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil!

Agora, em outubro, há mais uma surpresa no céu: a chuva de meteoros Orionidas, originada pelo cometa Halley. O pico de atividade será na madrugada de 20 para 21 de outubro.

Embora o fenômeno tenha começado em 26 de setembro e vá até 22 de novembro, os astrônomos indicam que a próxima segunda-feira será o melhor momento para observação, com previsão de até 23 meteoros por hora.

As Orionidas são causadas pelos resíduos deixados pelo cometa Halley em sua órbita ao redor do Sol. O cometa, que só pode ser visto da Terra a cada 76 anos, deixa um rastro que proporciona esse espetáculo de estrelas cadentes. A constelação de Órion, que dá nome à chuva, também aparece durante o outono.

Visível no Brasil

Mesmo sendo mais intensa no hemisfério norte, a chuva Orionidas pode ser apreciada no céu brasileiro com uma boa taxa de meteoros. De acordo com a NASA, essa é uma das mais belas chuvas de meteoros do ano.

As estrelas cadentes entram na atmosfera terrestre a impressionantes 238.000 km/h, criando um espetáculo de alto brilho.

Atenção à lua

Apesar da expectativa, a visibilidade pode ser prejudicada pela presença da lua minguante, que estará com 83% de iluminação na noite do pico. Para aproveitar melhor o evento, é recomendado procurar áreas com pouca iluminação artificial.

O que são chuvas de meteoros?

Chuvas de meteoros são fenômenos que encantam astrônomos e leigos. Segundo o Observatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), elas acontecem quando a Terra passa por uma região da órbita onde um cometa deixou rastros de poeira e gases, que ao entrarem na atmosfera, produzem o efeito luminoso.

Embora essas partículas sejam inofensivas ao solo, podem representar risco para satélites em órbita.

Com informações de Só Notícia Boa.

Compartilhe o texto:

Destaques: