Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Importação de gás natural da Argentina e Bolívia promete reduzir custos e fortalecer economia de MS

Foto: stockphotos

Foi autorizada a importação de gás natural da Argentina e Bolívia, com o objetivo de abastecer o mercado brasileiro, especialmente os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa YPFB Energia do Brasil Ltda poderá importar até 5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia da Argentina e até 2 milhões da Bolívia. O gás será transportado pelos gasodutos Bolívia-Brasil e Gasoduto Gas Ocidente do Mato Grosso Ltda, com entrega prevista para Corumbá (MS) e Cuiabá (MT), a partir de janeiro de 2025.

A medida visa ampliar o fornecimento de gás natural ao Brasil e ajudar a atender à crescente demanda energética, especialmente nos estados do Centro-Oeste e do Sul, além de contribuir para a redução dos custos de energia na região.

O governo de Mato Grosso do Sul vê a medida como uma oportunidade, destacando a capacidade ociosa do gasoduto Gasbol, que já liga o estado ao Rio Grande do Sul. Além disso, o governo trabalha em alternativas para viabilizar a entrada de gás natural no estado, como a utilização do gasoduto existente, o que tornaria o processo mais rápido e com menores investimentos. Também está sendo discutido um novo projeto de gasoduto que liga o Brasil ao Paraguai, via Argentina, que atenderia a região do Chaco paraguaio e poderia se estender até o Brasil.

Compartilhe o texto:

Destaques:

BLINK NEWS

Copa Mercosul de Basquete

Nesta quarta-feira (16), às 18h30, será inaugurada a 1ª Copa Mercosul de Basquete em Campo Grande, no Ginásio do Centro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte). As competições começaram hoje pela

Leia mais »
https://www.stockphotos.com/pt/image/an-isolated-view-of-the-brown-tote-bag-on-an-grey-background-1991433
SUSTENTABILIDADE

Diminuição do Desmatamento

Jovem transforma folhas secas em papel; técnica reduz desmatamento! Valentyn Frechka, um estudante ucraniano de biotecnologia, transformou sua curiosidade em uma inovadora solução para o problema do desmatamento. Começando na

Leia mais »