Na entrevista desta semana no Café com Blink, a psicanalista Andréa Brunetto compartilhou a emocionante jornada de editar o livro deixado por seu pai, o pesquisador Jacir Brunetto, que faleceu em 2023 antes de concluir a obra. O livro, intitulado “À Sombra das Araucárias: Contestado, a Guerra Camponesa no Sul do País”, reúne décadas de pesquisa sobre um dos conflitos mais esquecidos da história brasileira.
Andréa contou que o pai iniciou os estudos sobre a Guerra do Contestado ainda em 1978. Natural do oeste catarinense, Jacir viveu de perto os resquícios históricos desse conflito que envolveu disputas de terra, religiosidade popular e resistência camponesa entre 1914 e 1916, nas regiões entre Paraná e Santa Catarina.
Durante a conversa, ela explicou que o livro é fruto de uma vida inteira cercada por livros, cadernos manuscritos, referências históricas e histórias familiares. Mesmo sem familiaridade com o mundo digital, Jacir digitava com dificuldade seus manuscritos e contava com o apoio dos filhos para preservar seu trabalho. Andrea, além de psicanalista, assumiu a missão de organizar e publicar o material.
“A Guerra do Contestado tem paralelos com Canudos. Também houve um monge que reuniu o povo, que foi visto como ameaça pelo governo, e resultou num conflito sangrento entre camponeses e exército”, explicou. A obra resgata esse contexto esquecido e presta uma homenagem às raízes do autor.


Além do valor histórico, o lançamento do livro também tem caráter solidário: os exemplares serão vendidos com renda revertida para o Asilo São João Bosco, em Campo Grande.
A entrevista terminou com Andrea lendo um trecho emocionante da introdução do livro, que mostra como os traumas da guerra camponesa ainda ecoavam na infância do autor.
“Tombados nas imediações da igreja, jazia o pai da família B, a filha e dois filhos… A garota e os garotos eram meus colegas de colégio”, escreveu Jacir, mostrando como a memória do conflito atravessava gerações.
O lançamento aconteceu no dia 3 de junho, no Recanto das Ervas, em Campo Grande, com a presença da família Brunetto e amigos do autor.
Assista a entrevista completa no nosso canal do YouTube: