Pantanal em alerta: linha de fogo na fronteira entre Brasil e Bolívia mobiliza brigadistas

Pantanal em alerta: linha de fogo na fronteira entre Brasil e Bolívia mobiliza brigadistas
Foto: stockphotos

Incêndio na fronteira entre Brasil e Bolívia ameaça o Pantanal e mobiliza brigadista

Um incêndio de grandes proporções foi detectado na região de Mandioré, área pantaneira que faz fronteira com a Bolívia, colocando autoridades em estado de alerta. As chamas começaram no lado boliviano em uma área alagada, o que limita a atuação direta de equipes brasileiras, que concentram esforços em ações de prevenção do lado nacional.

O foco do fogo está a cerca de 15 quilômetros da divisa com Mato Grosso do Sul. Mesmo sem registros ativos no território brasileiro, brigadistas atuam para conter qualquer possibilidade de avanço, especialmente por conta da vegetação seca e dos ventos que, nos últimos dias, chegaram a 25 km/h.

A situação foi identificada por monitoramento remoto, já que imagens de satélite não captaram as chamas. Após a detecção, foram acionadas organizações bolivianas para avaliação e possíveis ações conjuntas, enquanto no Brasil o sistema Prevfogo, do Ibama, foi informado para reforço das medidas preventivas.

As equipes vêm trabalhando na abertura de aceiros, faixas de terra sem vegetação para dificultar o avanço das chamas. Esta é a primeira linha de fogo registrada no Pantanal em 2025, acendendo o sinal de alerta para o risco ambiental na região. As áreas seguem sendo acompanhadas por sistemas de monitoramento em tempo real.

Assista a Blink ao vivo.

Compartilhe o texto: