Bolsonaro vira manchete: decisão de moraes repercute no brasil e no exterior
Durante a segunda meia hora do programa Café com Blink desta segunda-feira (5), as manchetes dos principais jornais brasileiros foram destaque, especialmente a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A medida foi motivada por uma suposta violação das restrições impostas ao ex-presidente, que teria feito uma transmissão ao vivo usando o celular do filho, senador Flávio Bolsonaro, para se comunicar com apoiadores no Rio de Janeiro. Segundo Moraes, a atitude desrespeita a medida cautelar que proíbe Bolsonaro de usar redes sociais, próprias ou de terceiros, para se manifestar sobre os processos em andamento, como o que investiga sua participação nos atos de 8 de janeiro de 2023.
A defesa de Bolsonaro nega que ele tenha descumprido qualquer ordem judicial, e Flávio chegou a afirmar que “agora temos certeza que estamos numa ditadura”.
A repercussão internacional também chamou atenção. O escritório do Departamento de Estado dos Estados Unidos, ligado à gestão de Donald Trump, criticou a decisão do ministro, afirmando em publicação na rede X (antigo Twitter) que Alexandre de Moraes “segue usando as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia”.
Além da Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico e Estadão estamparam o tema como manchete principal, cada um destacando o descumprimento das medidas e a tentativa de obstrução da justiça por parte do ex-presidente.
No Mato Grosso do Sul, o Correio do Estado também trouxe a notícia, mas destacou em sua manchete principal uma crise econômica no governo estadual, o governador Eduardo Riedel admitiu dificuldades financeiras e anunciou um corte de 25% nos custos do governo.