Receita Federal nega cobrança de imposto para quem mora com os pais
Órgão afirma que cruzamento de dados busca apenas padronizar informações e não envolve fiscalização em residências
A Receita Federal esclareceu nesta segunda-feira (22) que não existe nenhum plano de cobrar imposto de adultos que vivem com os pais. O esclarecimento veio após a circulação de mensagens falsas nas redes sociais, que diziam que, a partir de 2026, o órgão passaria a notificar essas pessoas pelo não pagamento de aluguel.
O boato também afirmava que o novo Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), em conjunto com ferramentas de inteligência artificial, seria usado para identificar dependentes. Na prática, o sistema foi criado apenas para integrar e organizar dados de cartórios e não interfere na situação de quem divide moradia com familiares.
Em comunicado oficial, a Receita destacou que o cruzamento de informações serve para eliminar erros entre diferentes cadastros, sem relação alguma com cobrança de impostos nesse contexto. O órgão alertou ainda que notícias distorcidas podem gerar insegurança e recomendou que a população busque sempre confirmar informações em canais oficiais.
De acordo com pesquisa de 2022, a chamada “geração canguru”, adultos entre 25 e 34 anos que permanecem na casa dos pais, aumentou 137% entre 2012 e 2022. O mesmo levantamento também mostrou que houve crescimento de 69% no número de jovens de 20 a 34 anos que iniciaram ou retomaram a faculdade no período.