Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Brasil avalia convite para se ligar à Opep

Opep+ faz reuniões regulares para avaliar oferta de petróleo no mundo e influenciar preço do barril

O governo brasileiro foi convidado à fazer parte da Opep+, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados, e se tornar um aliado em 2024. O pedido está sendo analisado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Em nota na tarde desta quinta-feira (30), a Opep deu como certa a entrada do Brasil no grupo. A organização realizou reunião ministerial com participação de Silveira.

“A reunião deu as boas-vindas a Sua Excelência Alexandre Silveira de Oliveira, Ministro de Minas e Energia da República Federativa do Brasil, que aderirá à Carta de Cooperação da OPEP+ a partir de janeiro de 2024”, diz a nota.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está no Oriente Médio, acompanhando o presidente Lula em viagem oficial, e comentou o convite. Ele disse que para o Brasil faz mais sentido integrar mesmo a Opep +, e não a Opep.

“Do grupo do Opep não faz sentido participarmos. Mas o do Opep+, aceitamos analisar o convite, porque o objetivo dele é discutir a posição dos países produtores de petróleo nesta fase de transição energética no mundo”, afirmou o ministro.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360