Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Como suas maquiagem podem estar poluindo o meio ambiente

Suas maquiagens podem estar contaminando água de rios e os solos. O descarte de lixo comum é um assunto recorrente no cotidiano. Com muitos influencers digitais no ramo da maquiagem, skin care e cuidados com a aparência, o descarte de cosméticos também precisa ser abordado. 

“Caso esses produtos entrem em contato com o meio ambiente, obviamente, eles vão contaminar a água de rios, os solos”, analisa Michelli Dario, doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Assim, o descarte de cosméticos deve ser feito da maneira correta, aquela que tem o menor impacto no meio ambiente.

“O resíduo doméstico vai tratar, principalmente, de cosméticos vencidos. A maneira de descarte vai depender da composição dessa formulação e também da forma cosmética, ou seja, da consistência dela”, explica Michelli.

Ela pontua que, para as formulações líquidas, como shampoos, deve-se descartá-las na pia ou no vaso sanitário para que atinjam a rede de esgoto. Esmaltes e removedores devem ser levados a postos de coleta por serem agressivos demais para o meio ambiente. As oleosas também precisam ser descartadas em lugares específicos. Os produtos semi-sólidos, como condicionadores, cremes e pastas, podem ser colocados no lixo comum para irem aos aterros sanitários.

É importante estar atento à forma de descarte específico de cada cosmético, pois escolher a errada pode causar grandes danos ao meio ambiente: “Muitos cosméticos têm como conservantes os parabenos, que são conjuntos de moléculas muito eficientes na ação conservante. Quando essas moléculas entram em contato, principalmente, com a água, os animais acabam absorvendo essas moléculas e elas acabam entrando na cadeia alimentar. Na verdade, é uma cascata, a gente interfere no ambiente e elas, de alguma maneira, entram em contato de novo com o nosso organismo”, comenta Michelli.

#blinknews #blink102fm #campão #campograndems #radioblink #conteudoblink #blinkmultiplataforma #blinkplataforma360