Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Curiosidade sobre o Gato Laranja

Famosos pelas representações nas telonas, como Gatos de Botas e Garfield, não há quem discorde do quão são encantadores são os “laranjinhas”. Hoje mostramos algumas curiosidades sobre ele, o gato laranja!

7 Curiosidades sobre o Gato Laranja

1 – Gato Laranja não é uma raça

Ao contrário do que muitos pensam, as cores dos gatos não definem a sua raça. Isso porque o que define são as características fisiológicas e genéticas que seguem um padrão, o famoso “padrão da raça”.

As cores dos gatos são definidas por condições genéticas. Dessa forma, pode existir dentro da mesma raça diversas cores, como ocorre com o gato persa laranja, por exemplo.

2 – O Gato Laranja pode apresentar diferentes tonalidades

Existem diferentes tonalidades para o gato laranja. A cor do pelo vária por conta do pigmento feomelanina, fazendo com que varie desde um bege mais suave até um laranja avermelhado, no melhor estilo Garfield.

Ele também varia conforme a profundidade, geralmente as partes mais expostas são mais escuras. Além disso, a marca registrada dele são as listras. Isso porque não importa se são evidentes ou não, as listras com outros tons estão presentes no gato laranja.

3 – A maioria dos gatos laranjas são machos

Apenas 20% dos “felinos laranjinhas” são fêmeas. Essa porcentagem baixa se deve à genética. 

A definição da tonalidade ocorre na transmissão de um gene presente no cromossomo X (responsável pela cor laranja). Para uma fêmea ser laranja, ela precisa herdar o gene X compatível com a coloração laranja do pai e da mãe. Já os machos, precisam somente do X das mães (o que torna esse processo mais fácil). Por esse motivo, a probabilidade de um gato laranja ser macho, é muito maior.

4 – O Gato Laranja é muito carinhoso

Conhecido como “o mais simpático de todos”, é um gato extremamente dócil e carinhoso. Além de ser uma máquina de ronronar. Busca por afeto a todo momento, miando para chamar a atenção.

Não é à toa que temos como exemplo o desenho do Garfield. Afinal, o personagem é descontraído e brincalhão, gosta de curtir um carinho e ficar em casa. Então, se você está em busca de um gato carinhoso e atencioso, arriscar na escolha do gato laranja é uma boa opção.

5 – São muito falantes

O resultado dessa curiosidade é uma afirmação da National Geographic. E claro que, cada gato possui uma personalidade diferente, podendo ser mais falante ou não. Porém, foi identificado que os gatos laranjas são extremamente comunicativos.

6 – O Gato Laranja ama comer

E lembramos do Garfield novamente! Isso porque não é apenas no filme que o gato se comporta dessa maneira, os gatos laranjas de uma forma geral, gostam sim de apreciar uma boa comida e, se pudessem, passariam o dia todo comendo (fica a dica para ter cuidado com a dieta).

O ideal é programar os momentos de alimentação e uma dieta balanceada para evitar a obesidade em gatos e todos os outros problemas de saúde que ela atrai para o seu gatinho!

7 – Ele é muito preguiçoso

Gostar de comer e ser preguiçoso são duas coisas que não combinam. Mas sim, ele é muito preguiçoso e por esse motivo, precisa de exercícios com frequência. Por isso, vale a pena criar uma rotina com hábitos para ele brincar e se exercitar.

Então busque alternativas de enriquecimento e brinquedos para gatos que chamem a atenção do seu laranjinha. Assim ele brincará, se divertir, gastar energia e se manter em forma.

Algumas pessoas acreditam que os gatos laranjas dão boa sorte e trazem proteção. Outros já acreditam que trazem abundância. Ainda não existem estudos que comprovem a influência da cor dos gatos na personalidade e comportamento deles. Porém, algumas pessoas acreditam que a cor pode influenciar sim.

É importante deixar claro que cada gato tem a sua própria personalidade, independente da sua cor. Se você quer que o gatinho seja calmo, carinhoso e amigável, é importante fazer uma socialização correta desde filhote.

Fonte: Vetex